7ª exposição agropecuária de Rio Verde a festa que promete agitar o interior goiano





teamGarota Rodeio

Considerada a melhor Exposição Agropecuária do interior goiano, a Expo Rio Verde é assim avaliada por aliar diversas atrações em apenas um evento.
A festa começa ainda no mês de junho, com a escolha da rainha e das princesas do rodeio. Intitulado como Garota Rodeio, a festa é tradição e concorridíssima, pois todas querem levar a faixa e representar o melhor rodeio em touros do Brasil. Uma comissão, geralmente formada por sete jurados julga a Beleza, a Simpatia e a Postura das participantes e a cada entrada das candidatas ao palco eles atribuem às meninas, notas de cinco a 10. O desfile é dividido em abertura e três entradas individuais, onde os jurados podem conhecer um pouco mais das candidatas. Das 15 selecionadas, os jurados escolhem uma rainha e duas princesas.


team

Baile das Comitivas

Ainda no mês de junho, outra festa abre os preparativos da Expo Rio Verde, o Baile das Comitivas, onde acontece a eleição da rainha e das duas princesas das comitivas. O baile, além de escolher a rainha e as princesas, é a oportunidade de unir todas as comitivas que compõe o desfile de cavaleiros.



teamQueima do Alho

Quem nunca ouviu falar da tradicional Queima do Alho? Pois bem, esse é o metro quadrado mais disputado da Expo Rio Verde. O evento teve a primeira edição em 2009 e já é um sucesso de público. Inspirado nos rituais tropeiros e suas comitivas a Queima do Alho passou a ser mais que um concurso culinário e se tornou mais um cartão postal da Expo Rio Verde. O evento acontece quatro dias antes do início da Exposição.



teamDesfile de Cavaleiros

Já o Desfile de Cavaleiros, que acontece três dias antes do início da Expo, é uma atração especial dentro da programação da Exposição Agropecuária. Cavaleiros e Amazonas, Cowboys e Couwgil espalham a beleza por toda Avenida Presidente Vargas, percorrendo uma trajetória de aproximadamente cinco quilômetros. Moradores param ao longo da avenida para admirar a elegância dos integrantes de cada equipe, assim como seus carros alegóricos, tudo isso na expectativa de mais um belo espetáculo.


team

Shows

A feira em si inicia-se em uma quinta-feira, de cara, os quatro primeiros dias são marcados por Shows Nacionais. A diversidade é uma marca do evento, que busca trazer para o palco os cantores que estão nas paradas de sucesso. Nos últimos anos já passaram por nosso evento: Fernando & Sorocaba, Jota Quest, Israel & Rodolffo, Bruno & Marrone, Leonardo, entre outros.



team

Fazendinha da Vovó

Com horário para começar e sem horário para terminar a FAZENDINHA DA VOVÓ é sem dúvida o lugar mais visitado da feira. É possível comer o famoso biscoito frito às 7h da manhã, acompanhado por um cafezinho com gostinho de infância. Entre uma apresentação artística e outra, é possível desfrutar da pamonha ou da rapadura, tudo feito na hora, além de diversos doces caseiros.



team

Exposição de Animais

A exposição de ANIMAIS é outro detalhe importante. Fazendo parte do ranking das principais raças bovinas do Brasil a Expo Rio Verde é destaque no cenário nacional, atraindo criadores de todo país. Os cavalos, animais exóticos, mini-vacas e pôneis também fazem parte dos animais expostos na feira. Paralelo a isso, acontecem os JULGAMENTOS das raças Nelore, Canchim e Holandês.



team

Rodeio

E o espetáculo mais esperado de toda a feira, é sem sombra de dúvidas o RODEIO. A história do rodeio de Rio Verde começou bem diferente desta que vemos hoje. O Melhor Rodeio em Touros do Brasil iniciou com montarias de cavalos, touros pouco agressivos, peões e tropeiros que estavam iniciando as atividades. A arena era pequena, com capacidade para apenas 200 pessoas e as companhias eram responsáveis por toda a organização do rodeio, desde a contratação de peões, até locutores, animais e arquibancada.
O auge do evento se deu em 1997, quando a organização conseguiu trazer para as montarias nomes como: Adriano Moraes campeão mundial, Vilmar Felipe bicampeão de Barretos, Carlos Manoel campeão de Paulo de Faria-SP, João Batista Nunes e Fabrício Alves. Neste ano o ganhador de Rio Verde foi Adriano Moraes, que saiu da cidade com uma camionete zero quilômetro. Em 2001 o Sindicato Rural conquistou o primeiro Troféu Arena de Ouro, (O Troféu Arena de Ouro consagra e prestigia os melhores profissionais do ano no mundo do rodeio. Os candidatos ao troféu são escolhidos por meio de votação de 3 grupos: “Quem assiste”; “Quem faz”; “Quem organiza”.) como o Melhor Rodeio em Touros do Brasil.
Depois desse primeiro troféu ainda vieram mais 11, totalizando 12 troféus, sendo oito de melhor rodeio em touros, um de melhor público e três de melhor diretor de rodeio.
A beleza dos três tambores completa esta grande festa.

0 comentários: